10 janeiro 2006

Chocante... será possivel brincar com isto??

Preparem-se para o choque! Andam a brincar com coisas sérias. Eu acho que isto ultrapassa tudo! Anda a circular na Net a seguinte mensagem:

Bébé à morte!

Este menino é filho de uma colega da Tecnidata; para quem conhece é o bebé da
Ana Anjos. Passem este pedido aos vossos amigos !!

PRECISAMOS DE SOLIDARIEDADE E DE FAZER ESTE MAIL CORRER RAPIDAMENTE. O TEMPO ESTÁ CONTRA NÓS...O DAVID ANJOS TEM 3 ANOS SOFRE DE LEUCEMIA (DIAGNOSTICADA HÁ CERCA DE UMMES), E ENCONTRA-SE INTERNADO NO IPO EM COIMBRA. PRECISA DE SANGUE B RH(-).O SEU ESTADO É JÁ MUITO GRAVE, POR ISSO SEJAM RÁPIDOS.PASSEM ESTE MAIL, OU SE TIVEREM ESTE SANGUE DIRIJAM-SE AO IPO E DIGAM QUE VÃO DAR SANGUE PARA O DAVID ANJOS.

Pois é, só que, quando contactado por algúem que duvidou deste mail, o IPO disse:
A Senhora é mais uma das pessoas de boa-fé que está a ser enganada por "gente" sem escrúpulos e que brincam com coisas muito sérias. Lançam na rede dos e-mails um pedido FALSO, feito ao jeito de "cortar-o-coração-do-menos-sensível", provavelmente para se deliciarem com a rápida "bola-de-neve" que um apelo destes origina e o envolvimento de tanta gente a querer acudir por natural solidariedade humana.

Todos os e-mails a pedir sangue são FALSOS; são produzidos e libertados em anonimato, dando referências FALSAS (por ex.: telemóveis com números não atribuídos ou inactivos, direcções que não existem, nomes falsos, doentes que nunca existiram, em hospitais que nunca os tiveram. etc.). E este, neste caso, não tem referências: nome? Família? Hospital? O número de telefone, ali indicado, está inactivo. Trata-se deste caso como?
UMA PRAGA...!!! UMA BRINCADEIRA DE MUITO MAU GOSTO...!!!
O Instituto Português do Sangue tem toda a responsabilidade de conseguir os componentes sanguíneos para os doentes e traumatizados, que daqueles precisam. E tem reservas de sangue para isso. E quando não, tem mecanismos de encontrar e alcançar esse sangue na Rede Nacional de Transfusão de Sangue. Não se pede sangue à toa por e-mail. Temos, felizmente, organização nacional bastante para suprirmos dificuldades momentâneas.
De resto o grupo de sangue B Rh-, nem é tão difícil, assim, de conseguir e um bébé só consome pequenas quantidades, de cada vez, de uma unidade de sangue dada por um dador, em função do seu próprio tamanho.
Desculpe a extensão deste texto e peço a V. Exa. que, dentro do que lhe for possível, contrarie e informe os incautos, que caem de bom coração nesta iniciativa.

Com os melhores cumprimentos,
José d'Almeida Gonçalves, Director
Instituto Português do Sangue


Será preciso dizer mais...? Digam lá se não era atá-los a uma linha do comboio...?

Até à Próxima.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ok, mais uma vez vou confessar a minha ignorância: desconhecia a existência do instituto português do sangue e, pior do k isso, pensava k este tipo de corrente era sério, pelo que reencaminhava sempre. Digo mais, só nunca fui a Lisboa dar sangue porque não calhou ser o meu grupo sanguíneo, porque se fosse, era bem capaz de fazer a viagem! Realmente há gente mesmo indecente neste mundo...